Créditos

O Grup d'Estudis d'Història de la Cartografia (GEHC) da Universitat de Barcelona é um grupo interuniversitário de investigação, especializado em estudos sobre a história da cartografia e a informação geográfica. Desde os seus primeiros trabalhos, no início da década de 1990, concentrou a sua actividade na análise dos projetos de modernização da informação geográfica na Catalunha e na Espanha contemporânea. Dentro deste contexto genérico presta-se particular atenção ao desenvolvimento da cartografia topográfica, ao estudo da cartografia militar e colonial, e à evolução da cartografia cadastral.


Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) resulta da união de duas unidades de investigação previamente existentes: o Centro de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (CHFCT) e o Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa (CHCUL). Os seus principais objetivos são o desenvolvimento da investigação em História da Ciência de acordo com os parâmetros académicos internacionais e o contributo para o avanço e a consolidação da disciplina em Portugal.

O Institut Cartogràfic i Geològic de Catalunya (ICGC) é a Agencia Nacional de la Geoinformación de Cataluña, correspondente em productos, serviços e conhecimentos, aos países mais avançados da União Europeia. Dele faz parte a Cartoteca da Catalunya, um serviço que disponibiliza aos leitores, uma coleção de mapas de todo o mundo, antigos e modernos. Universo complementado com uma biblioteca geográfica, um fundo de fotografías aéreas e de paisagens catalãs, e diversos fundos documentais de temáticas relacionadas com o territorio.

As imagens representativas do WICHI 2015 são uma colagem obtida a partir das seguintes imagens obtidas na Cartoteca Digital do ICGC:
  • Beaulieu, Sieur de (1698) Plan du siége de la ville de Barcelone avec la carte de la côte de la mer depuis le cap de Cervere jusqu'aux environs de Llobregat RM.3984
  • Aa, Pieter van der (1707) Le profil de la ville et cité de Barcelonne, capitale de la province de Catalogne RM.215344
  • Cerdà, Ildefonso (1861) Plano de los alrededores de la ciudad de Barcelona y proyecto de su reforma y ensanche RM.267960


Licença Creative CommonsEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.